Como comprar um imóvel na França com até 40% de desconto

Na França, clientes esperam a morte para comprar imóvel com desconto
Em alguns casos, é possível adquirir propriedade pagando 40% a menos que o valor de mercado
Existe uma maneira de comprar um imóvel na França com até 40% de desconto, mas ela é feita por meio de um contrato com tintas mórbidas. Batizada de “en viager” (para toda vida, em português), a modalidade consiste na aquisição de uma casa ou apartamento, normalmente pertencentes a um idoso, com esse belo desconto.

Ocorre que a posse do bem depois da compra só ocorre com a morte do proprietário, pois ele embolsa o dinheiro e tem o direito de viver no endereço até o fim da vida. Esse inusitado formato de contrato foi uma maneira que a França encontrou para os idosos viverem seus últimos anos de vida com uma renda a mais e ainda mantendo sua residência. A oferta desses imóveis, inclusive, é bem curiosa, pois informa a idade do proprietário.
Além do desconto no valor da propriedade, o comprador ainda pode pagar as parcelas mensalmente a partir de um cálculo negociado entre as partes. A dúvida é sobre o prazo final de pagamento, já que a última parcela coincide com o falecimento do morador. Existem formas de assegurar um prazo fixo, mas nesse caso o valor das parcelas mensais fica maior e o negócio pode acabar não fazendo sentido.

INVESTIGAÇÃO CRIMINAL

Mas, como todo negócio, há riscos. Além da indefinição do prazo, existe a possibilidade de o idoso demorar muito mais tempo além do imaginado para falecer. Um caso famoso na França foi o de uma senhora que vendeu sua casa por meio do sistema “en viager” aos 90 anos de idade para um homem de 47, o que parecia ser um ótimo negócio para o comprador, considerando a idade da vendedora. Só que ela acabou falecendo aos 122 anos de idade. Viveu mais que o comprador, que morreu dois anos antes dela. Conclusão: ele acabou nunca tomando posse do imóvel que pagou por mais de três décadas. Quem quitou as parcelas restantes foi sua esposa. Ela contou que o imóvel acabou saindo mais caro do que imaginado pelo longo período transcorrido.

Leia mais em: https://veja.abril.com.br/coluna/real-estate/na-franca-clientes-esperam-a-morte-para-comprar-imovel-com-desconto/#google_vignette

Say hello to us

Your email address will not be published. Required fields are marked *